quinta-feira, 25 de novembro de 2010

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O exemplo do presidente



Muito mais do que as enormes conquistas sociais e o crescimento inédito do país, o presidente Lula deixará para o Brasil algo que nenhum outro presidente deixou e, provavelmente, nenhum outro deixará: O exemplo de vida.
Nunca antes na história do Brasil alguém, vindo de uma família absolutamente pobre, havia chegado tão longe.
A biografia de Lula desmonta uma série de preconceitos que pairavam sobre nossa sociedade e criavam algumas "verdades absolutas" que matavam, ainda na infância, o sonho de milhões de brasileiros.
Hoje, infelizmente, ainda é comum, entre a juventude menos favorecida, a idéia de que suas vidas são limitadas pela condição social de sua família. Estes jovens crescem sem esperança, guiados principalmente pela mídia, que se encarrega de fazer a devida separação entre as possibilidades dos filhos de famílias de classe média e as possibilidades dos jovens da classe pobre, destinados a viver sob a sombra dos vencedores.
Lula mostrou ao Brasil e ao mundo que tudo é possível. Desafiando os dogmas de uma  sociedade racista e preconceituosa, Lula se tornou o maior de todos os presidentes que já governaram nosso país.
Lula desafiou as regras econômicas impostas pelos doutores da economia e mostrou que, assim como os jovens nascidos nas favelas, o Brasil também poderia sair de sua condição subalterna e exercer um papel de liderança.
Esta lição, deixada pelo presidente Lula, precisa ser absorvida pela nossa sociedade, pois mostra muitas verdades que podem mudar completamente a vida de milhões de jovens, controlados por limitações que não mais existem, mas que permanecem, como correntes invisíveis, prendendo-os ao passado.
Lula nos deixou muito mais, ele deixou como legado um país de esperança, que será governado, pela primeira vez, por uma mulher, um país que fala ao mundo e participa das decisões, ao invés de aceitar calado as injustiças impostas pelos poderosos.
Lula deixou um país que pode progredir muito além do que sempre nos foi permitido, para cidadãos que podem crescer, muito além dos limites que lhes pareciam intransponíveis.
O exemplo do presidente Lula continuará transformando o Brasil, até que todos possam viver em condições muito melhores do que ele mesmo viveu.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Governo Espúrio !

O comentarista da RBS, Luiz Carlos Prates, que está
revoltado com o "povo desgraçado", que agora pode comprar um carro, toma uma drástica decisão :



sábado, 6 de novembro de 2010

Volta, Serra !




Tenho que admitir: estou com saudades do Serra.
Poucos dias se passaram depois da derrota de Serra, e eu já sinto falta das palhaçadas que acabaram por entrar para a história, além de fornecer matéria prima essencial para nós, blogueiros, que passamos meses olhando para esta figura caricata e, mais do que ninguém, acabamos por nos acostumar com aquelas olheiras, aquela incrível cara de pau e a incrível capacidade de nos surpreender todos os dias, com uma nova declaração totalmente descabida, sempre recheada de preconceito, mentira e hipocrisia.
Depois de tanto tempo acompanhando a vida desta figura bizarra e sua trupe, ficou difícil acordar de manhã e saber que Serra ( talvez ) não nos brinde com suas asneiras e sua falta de educação, absolutamente inesquecíveis.
Durante estes meses, Serra, como se fosse um pombo com diarréia, despejou sobre nossas cabeças e sobre todo o Brasil, toda espécie de sujeira que seu cérebro (ou seus intestinos?) conseguiram produzir.
Ele se comportou como um ator, variando seus papéis entre um palhaço, um tirano, um doente mental e até mesmo um santo !
Então, como poderíamos ficar sem ele?
Quem nos ensinará a calcular percentagem? 
Quem nos ensinará a não beijar os porquinhos?
Quem ensinará nossas crianças a tirar catota do nariz?
Quem cuidará dos jornalistas, para que eles não façam perguntas que não foram ensaiadas?
Quem ensinará aos nossos filhos como brincar com bolinhas de papel?
Este homem tornou-se um marco na história do Brasil. Após estas eleições, as palavras "hipocrisia", "mentira", "cretinice", "traição" e "palhaçada" terão, cada uma delas, um novo significado.
Serra deixou uma lição para a esquerda, pois agora sabemos onde pode chegar alguém sem escrúpulos e que nós podemos, e devemos, esperar por muito mais.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A educação terceirizada



A onda de racismo, preconceito e ignorância que se espalhou pelas redes sociais, após o resultado das eleições, mostrou com bastante clareza o retrocesso que espreitava o Brasil, caso Serra vencesse as eleições.
As pessoas que fizeram estas afirmações mostram um grau de racismo e preconceito poucas vezes visto no Brasil, desde a época em que a escravidão era considerada "normal e necessária" pelas elites dominantes.
Racismo e preconceito, não são aspectos isolados da personalidade, mas são resultados de uma profunda ignorância que, neste caso, chocou a sociedade apenas por ter partido de jovens de nível universitário, supostamente instruidos.
No entanto, uma análise breve destes jovens mostra que esta ignorância não é algo excepcional, nem é uma ocorrência isolada. A ignorância que vemos é fruto de uma educação baseada na TV, em programas "educativos" como os que são apresentados pela MTV ou a Rede Globo, ou haveria melhor maneira de se educar os filhos do que assistir Malhação, Xuxa, Gugu, Pânico e CQC ?
As escolas, ao contrário do que imaginam muitos pais, fornecem apenas conhecimento, e não a verdadeira educação. Espera-se que os pais tenham um mínimo de contato com os filhos, para que estes possam ter  referências pessoais, além do aprendizado teórico da escola.
No entanto, muitos pais permitiram que as maravilhas tecnológicas superassem o encanto paterno, fazendo com que as crianças, desde muito cedo, se dedicassem cada vez mais a TV, ao vídeo game e, principalmente, a internet, a qual  tem facilmente  seus benefícios suplantados pela pornografia, pelo futebol e pelas "redes sociais", onde os jovens gastam horas discorrendo sobre as maravilhas de uma nova cor de esmalte ou sobre quem foi para o "paredão" no BBB.
Os pais, vendo os boletins escolares, sentem o prazer do dever cumprido, imaginando que os professores tem a obrigação de transformar seu filho em um ser humano decente, além de transforma-lo em uma pessoa instruida.
Computadores, celulares, vídeo games e programas de televisão, ocupam cada vez mais o espaço que deveria ser ocupado pelos pais, afastando-os do contato dos filhos, fato que, para muitos pais, é considerado como um alívio, pois lhe poupa tempo e trabalho.
Talvez a jovem Mayara tenha deixado os pais estupefatos com suas declarações racistas, mas dificilmente eles se deram conta de que nunca, ou raríssimas vezes conversaram com a filha sobre moral ou sobre política e, com certeza, nunca disseram a ela que respeito ao próximo é uma característica fundamental de alguém que se diz civilizado.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Alternância do Poder ? Tô dentro !!




Eu creio que a frase mais "cabeça" destas eleições foi :
"A alternância do poder é saudável"

Escutei este papo furado de diversas pessoas que não sabiam como justificar a troca de um governo de esquerda, que deu extremamente certo, por um governo de direita, que já esteve no poder e foi um retumbante fracasso.

De tanto ouvir esta pérola, cheguei a conclusão de que eu também sou a favor :

Portanto, partidos de direita, fiquem no banco, até 2116 !

Em 2117, se o povo concordar, vocês entram em campo outra vez !